Enxergamos além de documentos, enxergamos sonhos.
Central de atendimento: +55 11 2319-6888
  • SOS Canadá no Facebook
  • Instagram
  • SOS Canadá no Youtube

Visto Canadá

  • Dolar Canadense: R$3.10

Perguntas Frequentes

Recebi uma carta de uma empresa canadense oferecendo-me um prêmio em dinheiro. Isto é uma fraude? Como proceder? Como verificar a idoneidade de uma empresa canadense?
Gostaríamos de esclarecer que o Consulado Geral do Canadá não pode oferecer garantia de legitimidade ou mesmo validade das atividades desenvolvidas por quaisquer empresas canadenses.

Como regra geral, aconselhamos que os consumidores ajam com muita cautela e bom senso ao responder solicitações quaisquer que requeiram pagamento adiantado de taxas ou mensalidades. É importante notar que a revenda internacional de bilhetes de loteria canadense ou estrangeira, ou mesmo de parte destes bilhetes, é crime de acordo com a Seção 206 (1) (b) do Código Criminal canadense. Tal seção também incrimina a venda de bilhetes de loteria sem autorização, sendo ofensa punível mesmo a compra de bilhetes de loteria vendidos sem uma prévia autorização. Devemos também alertá-lo de que não existem impostos ou taxas pagáveis em ganhos de loteria no Canadá.

O Competition Bureau, órgão oficial canadense, tem um site interessante que contém importantes informações para consumidores no que se refere a telemarketing, marketing multi-level e outros sistemas de marketing. O seguinte URL o conduzirá para o setor dedicado aos esquemas de loteria: strategis.ic.gc.ca/SSG/ct01645e.html

Além disso, para uma melhor investigação da empresa em questão, sugerimos que você contate o departamento de negócios Better Business Bureau (BBB), órgão canadense mais apropriado para dizer se a empresa com a qual está lidando fora alvo de queixas e/ou reclamações no passado (algo semelhante ao PROCON no Brasil).

Deve-se notar que tal departamento é uma organização privada sem fins lucrativos mantida fundamentalmente por mensalidades pagas pelos grupos profissionais e de negócios de cada área de serviço do departamento. Estes grupos não fazem parte do governo do Canadá, não sendo este assim responsável pela exatidão ou integralidade das informações por eles fornecidas.

O BBB mantém arquivos de muitas empresas na sua área e de algumas fora de sua área de serviço. Um relatório de tal organização pode ajudá-lo a determinar se a empresa que você está considerando negociar/tratar tem um bom registro no BBB. O BBB analisa todas as empresas que tenham acumulado suficientes reclamações ou atividades suspeitas, independentemente de serem ou não membros da organização. Se o departamento não tem um relatório sobre alguma empresa, isso normalmente significa que a firma é nova, ou não tem prévia atividade, ou ainda, não fora alvo de queixas mal resolvidas.

Após verificar com o BBB se não há informações arquivadas da empresa, você não deverá concluir que a mesma é legítima ou não. Os relatórios do BBB não abrangem todas as empresas de forma exaustiva.

Sugerimos também que consulte o site deste departamento, www.bbb.org , para que tenha uma idéia mais clara da sua atividade e para obter a lista de escritórios BBB no Canadá a fim de checar as informações necessárias. Através deste site, você poderá checar informações ou ainda, queixar-se sobre uma empresa determinada.


Ainda tem dúvidas, clique aqui e entre em contato.

Voltar a lista de perguntas